Organização Financeira Doméstica – Dicas Importantes


Em tempos difíceis como esse que vivemos, algumas questões são muito importantes para que tenhamos uma vida financeira saudável e possamos enfrentar tal crise sem que tenhamos que abrir mão de tantas as coisas das quais nos acostumamos nos últimos anos em que nosso país esteve bem.

Falo para alguns amigos sobre a importância de uma boa administração financeira dentro de casa para que tudo fique dentro daquilo que é possível, mas, mesmo assim, vejo muitos deles se afundando em dívidas que vão prejudicá-los muito nos próximos anos.

organizacao-financeira

Existem algumas coisas simples, que você não precisa ter formação alguma para enxergar e implementar em casa para que as finanças fiquem organizadas e sem prejudicar o bom andamento da casa. Eu vou separar 3 questões que vejo como muito importantes para que você tenha uma ideia de que isso que eu apresento e defendo é simples. Vamos lá:

1 – Não atrase as contas

Essa é uma coisa fundamental para quem quer ter as finanças sob controle. Estamos num país onde a cobrança de juros é altíssima, por isso, o esquecimento pode acarretar num valor considerável e que, talvez, você nem tenha para cobrir. Algumas contas são ainda mais importantes no que diz respeito ao pagamento na data.

Vou citar o cartão de crédito. Se você possui um cartão de crédito e utiliza-o com frequência, não deixe de mantê-lo com o pagamento sempre em dia. Fuja do pagamento do mínimo e nunca atrase, pois você se arrependerá amargamente da cobrança dos juros.

2 – Não utilize o Limite (cheque especial)

Esse é outro inimigo declarado de quem busca ter suas finanças saudáveis. O cheque especial parece ser algo muito bom ofertado pelos bancos, porém, é onde ele podem cobrar um juro (olha ele de novo aí) altíssimo dos seus clientes que utilizam desse limite.

Não vou dizer que você nunca deve usá-lo. Porém, deixe para um momento onde todas as outras circunstâncias foram esgotadas. Se você não conseguiu um empréstimo na família ou amigos, ou não conseguiu um trabalho extra para cobrir esse conta excedente, aí sim, procure o cheque especial. Caso contrário, finja que ele não existe.

3 – Tenha uma reserva para emergências

organizacao-financeira2

Essa é uma das principais atitudes que você deve tomar para ter suas contas sobre controle e uma vida financeira sob controle. É muito importante que você tenha uma reserva que te garanta, pelo menos, 3 meses em qualquer emergência que possa acontecer – seja perda de um emprego, problemas de saúde ou outras surpresas desagradáveis.

Além de cobrir eventuais problemas, uma reserva financeira pode proporcionar outras vantagens, como: pagamento à vista de produtos com valor mais alto (e essa atitude proporciona descontos que vão fazer você GANHAR dinheiro), momentos de lazer (como viagens com uma verba maior para gastar), a compra de uma casa própria, quitação de veículos e etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *