História da Energia Solar


Quando pensamos em energia, pensamos em petróleo, álcool, diesel e muitas outras. Com a preocupação do meio ambiente e do que pode ser feito para preservar nossos recursos naturais e diminuir a emissão de gases poluidores na nossa atmosfera, novas energias estão surgindo, conhecidas como as renováveis.

Uma das energias renováveis que surgiram nessa leva de inovação, foi a energia solar. Muitos não sabem, mas ela foi descoberta no ano de 1897.

Um norte americano engenheiro e inventor, Frank Shuman, construiu um motor pequeno de energia solar que funcionava com a reflexão dos raios solares para uma caixa interna preenchida com éter, que proporciona um ponto de ebulição mais baixo que o da água. Equipou todo esse dispositivo com canos pretos que davam vida a um motor a vapor.

energia-solar-pesquisas-e-artigos-1

Com essa tecnologia, Shuman decidiu criar uma empresa na intenção de construir usinas a base de energia solar em maiores proporções. Assim nasceu a Shuman Power Company Sun.

O modelo ganhou algumas adaptações como espelhos para refletir a enerfia UV com mais qualidade para dentro das caixas coletoras, o que aumentava a capacidade de esquentar, substituindo o éter pela água.

Com esses novos métodos, criou um pequeno motor de escola que era alimentado pelo vapor da água e com pressão baixíssima, patenteando esse modelo no ano de 1912.

A primeira estação de energia térmica foi construída por Shuman na cidade de Maadi, no Egito. A estação utiliza antenas parabólicas para alimentar 45-52 KW do motor e bombeava mais de 20 mil litros de água por minuto com distribuição do Rio Nilo para plantações de algodão.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, o petróleo tomou conta do cenário mundial, deixando de lado o desenvolvimento de novas tecnologias renováveis. Foi só em meados da década de 70 que o modelo de energia solar ressurgiu e está sendo utilizado e testado até hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *