A importância de um caixa no Azul


Muitas empresas me procuram para encontram uma solução para que o caixa permaneça no azul e assim fique para sempre. Gosto de desafios como esses, pois vejo uma desorganização generalizada nas empresas do Brasil e, ao colocar em prática algumas simples ações, posso ver que ainda há uma luz no fim do túnel.

work-in

Eu sou um entusiasta do caixa azul e do “dinheiro sobrando”. Esse é o sonho de muitas empresário. E vou te dizer: não há nada de tão difícil para chegar nesses resultados. Para isso, basta muita disciplina e dedicação na condução da administração do negócio.

Eu gosto de trabalha com esse conceito de “dinheiro sobrando” e ter em caixa um valor que possa sustentar a empresa e toda a sua estrutura por, ao menos, 3 meses, se o pior cenário possível acontecer. Acredito que 3 meses é tempo suficiente para tomar devidas ações e avaliar seus resultados. Esses resultados podem decretar o fim da empresa ou a continuidade num novo horizonte.

noticia_80599

Muitas empresas (para não falar quase todas) não trabalham com essa base e, no primeiro problema, têm que recorrer a atitudes não muito saudáveis, como: demissões e cortes em massa. Isso, muitas vezes, só contribui para o insucesso do negócio e, muitas vezes, para grandes prejuízos. Por isso, o dinheiro em caixa e a reserva financeira são importantes: eles proporcionam uma melhor tomada de decisões em momentos críticos.

E para chegar ao ponto de ter um caixa tão saudável, é preciso levar alguns pontos em consideração. Vou listá-los bem brevemente:

  • Gastar o que se pode pagar;
  • Equipe enxuta e apta para atender as demandas;
  • Contas sempre em dia;
  • Controle de todos os gastos e atitudes do dia a dia (economia de energia, materiais de trabalho);
  • Negociar bem com fornecedores;
  • Negociar bem com os clientes (para evitar grandes descontos que inviabilize o produto ou serviço);
  • Evitar gastos supérfluos;
  • Jamais misturar a Pessoa Física com a Pessoa Jurídica.

Seguindo esses passos a empresa terá condições de atingir seu ponto de equilíbrio, conquistar o caixa azul e ter a tão desejada reserva financeira – que eu espero que sua empresa nunca precise recorrer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *