História da Celg


Uma das maiores distribuidoras de energia do país, a Celg, tem uma história vasta e que deve ser compartilhada, senta que agora vem história.

Ela atende cerca de 237 municípios no estado de Goiás, o que é quase 99% do território do Estado, são mais de 2 milhões de pessoas atendidas, sendo que esse total é de 2,4% do consumo da energia elétrica que temos no país.

No ano de 2015, a Celg D foi federalizada e passou cerca de 50% de seu controle para a Eletrobras, agora sócia majoritária das ações, os outros 49% são pertencentes a CelgPar e cerca de 0,07% está na mão de outros acionistas.

A empresa foi criada no ano de 1956, pela Escritura Pública de Constituição, co, base na lei estadual 1087, do ano de 1955, dessa maneira ela foi autorizada a funcionar como principal concessionário de serviços públicos de energia e eletricidade, sendo a geradora, transmissora e distribuidora principal de energia elétrica no estado do centro norte do Brasil.

uhe_cachoeira_dourada

Dessa maneira, passou a integrar pequenas centrais e empresas de distribuição que eram pertencentes a pequenos municípios do estado. Quando sua criação foi autorizada, iniciou-se a construção da Usina Hidrelétrica do Rochedo, que atende Goiânia e pequenas cidades que se localizam no sul do estado, começou a funcionar em 1956 e tem a potência de 4MW.

Além dessa função de ter que eletrificar todo o estado de Goiás, ficou como responsabilidade construir geradora que iria suprir também a necessidade da Capital Federal do Brasil, também em 1956 foi inaugurado o projeto cachoeira dourada, que foi finalizada em 1959 com a potência de 32 MW com potência instalada.
Caso você preciso tirar a sua Celg 2 Via, saiba que é bem mais fácil do que você imagina, acesse o site oficial da empresa e veja nos comandos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *